Tríceps Sural é um conjunto de músculos da região posterior da perna humana.
É formado pelos músculos: gastrocnêmio (cabeças medial e lateral) e sóleo.
Age como flexor do joelho e flexor plantar do pé.
Além de flexionar o joelho tem uma outra função importante na circulação, pois age como um "segundo coração", mesmo relaxado, o músculo realiza pequenas contrações, auxiliando na volta do sangue venoso (rico em CO) a voltar para o coração.
O tríceps sural é o músculo mais estudado em fisiologia. Constitui-se de três porções. Duas mais superficiais, os gastrocnêmios, são reconhecidas como dinâmicas. O sóleo, músculo mais profundo, é a porção estática.
A origem, inserção, inervação e ação do tríceps sural é a seguinte: o gastrocnêmio medial tem sua origem no côndilo medial do fêmur, sua inserção no calcâneo, sua inervação é no nervo tibial e sua ação é a flexão de joelho e a flexão plantar do tornozelo; o gastrocnêmio lateral tem sua origem no côndilo lateral do fêmur, sua inserção no calcâneo, sua inervação também é no nervo tibial e a sua ação também é a flexão de joelho e a flexão plantar do tornozelo; o sóleo tem sua origem no 1/3 intermédio da face medial da tíbia e cabeça da fíbula, sua inserção é no calcâneo ( tendão do gastrocnêmio), sua inervação também é no nervo tibial e sua ação é a flexão plantar do tornozelo.
Alongamento dessa musculatura
Primeiro : inicia-se alongamento dinâmico com uma das pernas a frente, mantendo a postura da coluna vertebral numa postura constantemente correta, realizando uma flexão do joelho que se encontra a frente. E uma extensão da perna contrária.
Duração de 8 segundos. Realizar este movimento 2 vezes cada perna.
Após alongamento estático a frente, deve realizar saltitos, afim de relaxamento e vascularização.
Duração de 8 segundos e 2 repetições.
Sempre dar muita atenção a postura correta da coluna vertebral, evitando sobrecargas nesta.
Segundo: inicialmente segura coma mão na ponta do pé, mesmo se tiver dificuldades, e realiza a extensão total da perna. Afim de realizar a maior amplitude. Com a mão contrária esta pode auxiliar na extensão do joelho, forçando para baixo.
Sem comentários:
Enviar um comentário