Planejamento é essencial para uma dieta de hipertrofia funcionar (do contrário, não espere progresso)

Pense que hoje você vai treinar, mas em vez de fazer o seu treino comum, você vai aleatoriamente fazer algumas séries de qualquer exercício e qualquer grupo muscular. Alguns séries de abdômen aqui, mais algumas de rosca direta ali, uns minutos correndo na esteira, mais umas séries no supino (porque supino não pode faltar) e por ai vai…
Agora pense.

Você sabe que para crescer você precisa treinar e você, de fato, está treinando, mas você sinceramente espera que treinar dessa forma vai gerar qualquer tipo de evolução expressiva ?
Claro que não.
Quando você vai pra academia, você tem um plano em mãos. Você geralmente já sabe quais exercícios vai fazer, a ordem deles, quantas séries e repetições, o tempo de descanso, etc… Por mais simples que seja o seu treino, você acaba controlando um monte de variáveis.

Enfim, você sabe que para gerar progresso na academia você precisa de um plano e precisa se manter nele.
Mas porque a maioria das pessoas pensam que com a dieta é diferente ?
Elas sabem que precisam “seguir dieta” para crescer, sabem que precisam de proteínas, carbos, gorduras e calorias de fontes boas, mas querem fazer isso comendo no instinto, sem nenhum planejamento – e isso NUNCA funciona.
O problema é que quando tentamos seguir uma dieta dessa forma, na esmagadora maioria das vezes ficamos sujeitos às nossas emoções e conveniência.
Pense.
Quantas vezes você matou refeições porque estava cansado ou com preguiça, e no final optou por comer algo mais rápido (e fora da dieta).
Quando esse tipo de coisa começa a se repetir (e isso sempre acontece), acaba se tornando um hábito que se espalha como um vírus na sua alimentação e como os ganhos provavelmente nunca vão aparecer, logo começam a surgir dúvidas na cabeça que frequentemente culminam na desistência do objetivo.


Porque planejar a dieta é “obrigatório”

Primeiramente, planejar a sua dieta não significa se transformar em uma pessoa bitolada, que vai abrir um Tupperware na fila do banco para comer frango e batata doce exatamente às 15h, todo santo dia.
Planejar a dieta significa apenas estar preparado antecipadamente. Isto significa ter suas refeições prontas para consumo antes de precisar delas, para não dar chance à preguiça e ao acaso.

É saber exatamente quanto você precisa comer todo dia e já estar com tudo em mãos, para que não haja trabalho de pensar.

Este texto não vai lhe ensinar quanto você precisa comer ou o que.

A questão que você precisa entender é que sem uma espécie de planejamento, a dieta fica vulnerável e provavelmente vai sair dos trilhos na primeira preguiça ou problema. Somos todos humanos; eu, você e até mesmo os profissionais do esporte.
Por isso virtualmente todas as pessoas que vivem de fitness ou conseguiram um corpo fora do comum fazem algum tipo de planejamento – porque é a forma que mais funciona.
Quando você faz as refeições antecipadamente e só precisa esquentá-las, as chances de você se manter na dieta são muito maiores e você não vai comer mais ou menos, você vai comer aquilo e pronto. Você tira o apelo emocional da equação.
Ao mesmo tempo você fica mais racional. Se você já teve o trabalho de comprar, preparar, armazenar, você simplesmente não vai desperdiçar dinheiro e trabalho, você vai acabar comendo pra não jogar fora.


E no final acaba sendo a maneira mais fácil e simples. Pense. Você não precisa ficar cultivando força de vontade toda vez que precisa fazer uma refeição, você só precisa ter força de vontade uma vez para preparar tudo antecipadamente e nisso você vai poupar um tempo precioso que você pode investir em outras coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário